cartilha

bullyng e preconceito nao sao brincadeira

Quando abordamos a questão da violência social, um dos principais problemas da atualidade, tendemos a relacioná-la apenas a aspectos econômicos ou morais. Porém, a violência em suas diversas formas de expressão – física, verbal, psicológica e institucional – relaciona-se com a adesão à ideologia dominante em uma sociedade e, portanto, também está presente na escola, desenvolvendo-se de modo específico. Entre alunos, a violência pode ser expressa sob a forma da discriminação (o que denota o preconceito) e do bullying.

A violência escolar, preocupação constante entre alunos, famílias, professores, gestores e demais membros da comunidade, está presente tanto na forma como nos organizamos como escola, ou seja, nos espaços físicos, na gestão do tempo e estruturação pedagógica e administrativa, como no desenvolvimento da relação entre pares pela sociabilidade e convivência, na organização dos grupos, nas hierarquias e na relação com o poder.